top of page

Você sabe a diferença entre um alimento denominado light e um alimento denominado diet?

Foto do escritor: SANUS ConsultoriaSANUS Consultoria

Atualizado: 10 de jun. de 2020

Um alimento light, segundo a RDC 54/2012, é que, quando comparados ao produto original, tradicional, apresenta uma redução mínima de 25% em valor energético, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol ou sódio.


A expressão light nas embalagens dos alimentos não necessariamente significa que o produto é reduzido em gordura. Fique atento à tabela de informação nutricional.


Enquanto isso, um alimento para ser considerado diet deve ser isento de algum nutriente e é direcionado para uma população específica. Ou seja, alimentos diet são aqueles destinados a dietas com restrição ou ingestão controlada de nutrientes para indivíduos em condições metabólicas ou fisiológicas específicas, tais restrições podem se de carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, outros nutrientes específicos. Por exemplo, o chocolate diet é isento de açúcar, indicado para pessoas que não podem consumi-lo, como diabéticos. O termo diet somente pode ser utilizado em algumas categorias de alimentos para fins especiais, estabelecidas na Portaria n. 29/1998: alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso e alimentos para ingestão controlada de açúcares.


A expressão diet nas embalagens dos alimentos não necessariamente significa que o produto não contém açúcar. Fique atento à tabela de informação nutricional.

Fique atento: Os alimentos diet e light ultra processados ao serem formulados podem reduzir a presença de algum componente à custa de outro tão prejudicial quanto, por exemplo o conteúdo de gordura de um produto pode ser reduzido à custa do aumento do açúcar ou vice-versa. Dessa forma, tais produtos não necessariamente auxiliam no emagrecimento e devem ser consumidos com orientação profissional e com atenção às informações nutricionais.


Nesse sentido, é muito importante que antes de acrescentar qualquer informação nutricional complementar aos rótulos, como “diet” ou “light” haja a certeza de que estão adequadas diet e deve seguir rigorosamente os parâmetros de isenção de nutrientes, não podendo exceder o limite de tolerância estabelecido pois uma pequena falha pode pôr em risco a vida de uma pessoa hipertensa ou diabética, por exemplo. Sendo assim, a SANUS, empresa júnior de nutrição da UFMG auxilia empreendedores que não estão familiarizados com as regulamentações, garantindo segurança a todos os envolvidos na produção, venda e consumo de alimentos.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page