Segundo a ANVISA, Boas Práticas de Fabricação (BPF) são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
As BPF implementadas devem ser documentadas de forma clara e objetiva em um Manual de Boas Práticas, que descreve o trabalho executado e a forma correta de fazê-lo. Além disso, o estabelecimento deve realizar um Procedimento Operacional Padrão (POP), que destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita. Esses documentos devem ser feitos para que todos os manipuladores sigam passo-a-passo de como executar as tarefas no estabelecimento seguindo as Boas Práticas de Fabricação.
Para garantir a inocuidade dos alimentos, esse controle deve ser aplicado nas etapas de limpeza das instalações, equipamentos e móveis, controle de vetores e pragas, limpeza do reservatório de água e higiene e saúde dos manipuladores.
Além de a não adequação das Boas Práticas de Fabricação poder levar a consequências, que vão desde advertências e multas até o cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento, também há diversas vantagens em aplicar essas práticas. Esse controle te ajudará a manter o padrão de qualidade de seus produtos, ajudando a manter seus atuais clientes e atraindo novos, elevando seus resultados. Além disso, garantirá a preservação da saúde dos funcionários.
Para saber mais informações sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação acesse a Resolução RDC 216/04.
incrível!!
Informações muito importantes!!
Amei, muito importante!
Conteúdo de extrema excelência !
conteúdo top! sinônimo de qualidade em produtos