top of page

Saneantes que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies frente ao COVID-19

  • Foto do escritor: SANUS Consultoria
    SANUS Consultoria
  • 13 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualmente o mercado teve aumento na procura por produtos contendo álcool 70%, e acreditamos na importância de fornecer informações sobre outras alternativas a serem utilizadas na desinfecção de objetos e superfícies frente ao COVID-19. É importante enfatizar que devem ser utilizados somente produtos regularizados na Anvisa, observado seu prazo de validade e devem ser seguidas as orientações constantes no rótulo do produto como: diluição, método de aplicação, tempo de contato, etc.


Estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem anular o coronavírus em superfícies e objetos. O coronavírus é envelopados com uma camada protetora de gordura. Os desinfetantes destroem a camada de gordura, sendo produtos necessários no combate do vírus.


A maioria dos desinfetantes requerem de 5 a 10 minutos de tempo de contato para inativar microrganismos; portanto, a limpeza imediata da superfície após a aplicação do desinfetante não permitirá tempo suficiente para a destruição dos vírus.


Segue a relação de ativos de produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies:


  • Hipoclorito de sódio a 0.5%

  • Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3.9%

  • Iodopovidona (1%)

  • Peróxido de hidrogênio 0.5%

  • Ácido peracético 0,5%

  • Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%

  • Compostos fenólicos

  • Desinfetantes de uso geral com ação virucida.


A água sanitária e alvejantes comuns podem ser utilizados diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies (tempo de contato de 10 minutos). Lembre-se de que estes produtos podem deixar manchas em alguns materiais. Recomenda-se a seguinte diluição, a qual deve ser usada imediatamente, pois a solução é desativada pela luz:


  • Água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária / 1L água.

  • Alvejante comum: 1 copo (200 ml) de alvejante / 1L água.

Estamos recomendando os produtos que já foram testados contra outros coronavírus e vírus envelopados, como preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A SANUS, Empresa Júnior de Nutrição da UFMG, oferece o serviço de Procedimento Operacional Padrão (POP), é um documento obrigatório para Serviços de Alimentação que façam manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo e Indústrias de Alimentos, exigido pela Vigilância Sanitária (ANVISA).


Esse documento traz instruções sequenciais para a execução de tarefas que devem ser realizadas no dia a dia. De forma resumida, são instruções de trabalho simples e eficientes, que fazem parte da área da qualidade, com o objetivo básico de garantir, mediante uma padronização, as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado, e nela estarão também presente os procedimentos necessários para a prevenção do COVID-19.


Observação: desinfetantes registrados como saneantes não são recomendados como sanitizantes para as mãos, pois podem não ser seguros para uso na pele por causa da sua composição. Os produtos utilizados na higienização das mãos possuem componentes hidratantes que evitam o ressecamento da pele e a produção de feridas.





 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page