top of page

Quais as boas práticas para evitar a contaminação cruzada?

Foto do escritor: SANUS ConsultoriaSANUS Consultoria


Muitas pessoas desconhecem o significado deste termo e como a contaminação cruzada ocorre em serviços de alimentação e indústrias. No nosso último conteúdo explicamos detalhadamente essa expressão e quais são os 3 tipos possíveis de contaminação.


Evitar a ocorrência da contaminação cruzada é a melhor forma de prevenir surtos alimentares, transtornos na saúde e bem estar do seu consumidor, além de problemas para o seu negócio, que pode perder sua credibilidade, confiança e até mesmo, clientes.


Mas como evitar que isso aconteça no seu estabelecimento?


A introdução de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos durante o processo é a chave para prevenir a contaminação cruzada. Por isso, é preciso que se tenham cuidados em diferentes âmbitos:


  • Manipuladores:

A lavagem correta das mãos é um passo essencial e eficaz para minimizar a transferência de micro-organismos para os alimentos. Os manipuladores de alimentos também devem sempre utilizar vestimentas limpas e bem conservadas, além de utilizar os cabelos presos e toucas.


  • Manuseio e armazenamento:

Outras medidas a serem adotadas estão relacionadas à separação adequada entre os alimentos crus e alimentos cozidos, tanto no armazenamento quanto no manuseio, higienização correta dos utensílios da cozinha, áreas e equipamentos.


Produtos de limpeza e alimentos devem ser guardados em locais distintos.


  • Ambiente:

Quanto às instalações, o fluxo de pessoas e alimentos não deve permitir a contaminação cruzada, e o fluxo de operação deve ser feito de forma higiênica. Nas janelas devem ser instaladas telas para impedir a entrada de insetos.


O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado, com boa iluminação e ventilação. Ademais as superfícies que entram em contato com os alimentos precisam estar em bom estado.


  • Resíduos:

O lixo sólido deve ser depositado em recipiente apropriado, identificado, com tampa sem acionamento manual, revestido com saco plástico resistente e que não permita vazamentos. O material dos recipientes também deve ser resistente, como aço inoxidável ou plástico.


 

Quer aprofundar seus conhecimentos, ou precisa de ajuda para regularizar o seu negócio, e evitar que a contaminação cruzada aconteça? Agende uma reunião gratuita agora!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page