top of page

Erros comuns na rotulagem de alimentos

  • Foto do escritor: SANUS Consultoria
    SANUS Consultoria
  • 22 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

A rotulagem de alimentos exerce uma função muito importante para a segurança do consumidor, uma vez que as informações contidas nos rótulos demonstram transparência sobre a composição nutricional de determinado produto. Assim sendo, a Anvisa dispõe de normas específicas que padronizam e regulamentam rótulos, etiquetas e embalagens de produtos alimentícios, a fim de garantir segurança à saúde do consumidor.


No entanto, erros nos rótulos de alimentos, infelizmente, são muito comuns e devem sempre ser corrigidos e adequados! Confira alguns dos erros cometidos quando o tema é rotulagem e saiba como corrigi-los.



Principais erros:


1. Rótulos sem informações obrigatórias: A rotulagem de alimentos embalados deve apresentar, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  • Denominação de venda do alimento

  • Lista de ingredientes

  • Conteúdos líquidos

  • Identificação da origem

  • Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados

  • Identificação do lote

  • Prazo de validade

  • Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.

Rótulos que não contém tais informações estão errados, conforme a ANVISA, e estão sujeitos a multas.


2. Rótulos que apresentam vocábulos, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possam induzir o consumidor ao erro ou confusão, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do alimento;


3. Rótulos com a descrição de “produto caseiro” - Informação pode levar o consumidor ao engano quanto à verdadeira procedência do produto. Além disso, a informação não pode ser comprovada.


4. Rótulos que destacam a presença ou ausência de componentes que sejam intrínsecos ou próprios de alimentos de igual natureza (exceto nos casos previstos em Regulamentos Técnicos específicos). Exemplo: “Óleo sem colesterol”, “Maionese sem Lactose”.

A informação pode levar o consumidor a pensar que os demais Óleos Vegetais têm colesterol, quando na verdade o óleo vegetal não apresenta colesterol em sua composição. Se a empresa deseja utilizar o termo, é o permitido da seguinte forma: “Óleo sem colesterol, como todo óleo vegetal”



Como corrigir estes erros?


Nós da SANUS Consultoria, realizamos o serviço de rotulagem de alimentos com excelência e qualidade, conforme as normas da ANVISA, assegurando que o rótulo nutricional esteja correto e adequado. Sempre prezamos pela transparência e segurança do consumidor, bem como pela confiabilidade e credibilidade com os nossos clientes e serviços.



Para saber mais entre em contato conosco e agende sua reunião gratuita!

Clique aqui!



 
 
 

3 則留言


Maria Luiza Oliveira
Maria Luiza Oliveira
2022年11月17日

Muito legal!! Parabénss pessoal

按讚

Júlia Venga Pereira
Júlia Venga Pereira
2022年5月03日

Necessário demais!!!

按讚

Raissa Fernandes
Raissa Fernandes
2022年4月24日

Postagem muito interessante!!!

按讚
Post: Blog2_Post
bottom of page