A pandemia do novo coronavírus e suas consequências relacionadas à quarentena e isolamento social afetaram diretamente o setor alimentício. Restaurantes, confeitarias, empórios, lanchonetes e todos os demais empreendimentos no comércio de alimentos viram a quantidade de clientes diminuir significativamente apesar da introdução de alternativas como o delivery.
É fato que são as entregas as grandes responsáveis por manter esse importante setor da economia, no entanto diante imensidão de opções disponíveis para o cliente nos aplicativos de entrega e redes sociais surge um obstáculo:
De que maneira posso fazer meu negócio ser um diferencial?
Adapte-se:
Primeiramente é necessário analisar suas opções e perceber se são necessárias algumas alterações para melhor atender o consumidor que agora recebe o pedido por meio de delivery - o que pode alterar as características do alimento. Além disso, adaptações podem ser boas opções para se destacar diante de opções semelhantes dos concorrentes.
Não se esqueça de um bom marketing:
Esteja presente nas redes sociais. Nesse momento é mais do que necessário estar visível para seus clientes. Divulgue sempre seus produtos e mostre qual é, de fato, o seu diferencial. Faça com que seu público conheça seu empreendimento e que ele veja seus esforços para melhor atendê-lo nesse momento.
Você também pode contar ou mostrar um pouco sobre as medidas tomadas para garantir a segurança das preparações, alegando credibilidade e confiança.
Adote práticas necessárias:
É preciso ter em vista que, após a pandemia, alguns hábitos dos consumidores haverão mudados. “Após a quarentena, 70% dos entrevistados pretende comprar mais em sites e aplicativos.” É o que diz o resultado de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Por isso, desde já é preciso aderir a condutas que colaborem com o funcionamento do seu negócio, não apenas agora, mas também no futuro.
Algumas das práticas que você pode adotar são:
Ficha Técnica de Preparo (FTP)
Essa é uma ferramenta gerencial fundamental para garantir a estabilidade dos seus custos e aumentar a produtividade.
Por meio da FTP, é feito o levantamento dos custos - o que permite um cálculo exato do custo de cada refeição - , ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação, sendo, assim, essencial no planejamento.
Além disso, a ficha técnica também proporciona previsão adequada da mercadoria para estoque necessário, controle do preço praticado dando dimensão para: margem de lucros, definir quando revisar os cardápios, padronização das preparações e minimização dos desperdícios.
POP (Procedimento Operacional Padrão)
Documento obrigatório para serviços de alimentação que façam manipulação, preparação,
fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo e Indústrias de Alimentos, exigido pela Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os POPs possuem o objetivo indispensável de garantir, mediante uma padronização, as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.
Minimizam possíveis erros na execução de um serviço ou fabricação de um produto, reduzem custos (perdas pela falta de qualidade) e garantem a segurança dos funcionários, uma vez que o que estão fazendo está documentado e assegurado pela empresa.
Rotulagem Nutricional
Obrigatória a todo alimento embalado na ausência do consumidor, a rotulagem orienta o consumidor sobre a composição do alimento, atraindo mais clientes e, consequentemente, gerando aumento das vendas ao inspirar confiança e segurança no produto.
A rotulagem nutricional também facilita a livre circulação dos alimentos sem obstáculos técnicos ao comércio.
A SANUS, Empresa Júnior de Nutrição da UFMG, oferece os 3 serviços citados (Ficha Técnica, POP e Rotulagem Nutricional) e proporciona projetos personalizados conforme a necessidade do clientes. Estamos à disposição para ajudar no desempenho do seu negócio a qualquer momento!
Comments