top of page

Conheça os tipos de contaminação dos alimentos

Foto do escritor: SANUS ConsultoriaSANUS Consultoria

Sem dúvidas, a segurança alimentar é um dos pontos que exigem mais atenção de quem trabalha na área de alimentos. Além da quantidade e da qualidade da refeição, a saúde de quem a consome deve estar entre as principais preocupações de um empreendedor.


Os alimentos contaminados matam, por ano, cerca de 420 mil pessoas, e segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos contaminados no mundo. Por isso, fique atento aos tipos e contaminação dos alimentos, e como você pode evitar que elas ocorram no seu negócio.


Existem 3 tipos de contaminação cruzada, conheça-as:


A contaminação biológica ocorre devido a substâncias produzidas por organismos vivos, como os humanos, através da saliva. A contaminação química ocorre em alimentos contaminados por algum tipo de substância ou reagente químico, ou ainda por reações que ocorrem naturalmente nos alimentos. E a contaminação física, se refere aos alimentos que tenham sido contaminados por algum objeto ao longo do seu processo de produção ou pelo produto de uma reação física com outros compostos. Dentre as contaminações, se atente principalmente à:


Contaminação primária: ocorre no primeiro passo de produção do alimento, seja na colheita ou no abate, seja na pesca ou na ordenha.


Contaminação direta: ocorre a partir do manipulador do alimento, ou seja, quando alguém espirra ou tosse sobre um alimento, entre outros.


Contaminação cruzada: ocorre quando há a transferência de um alimento contaminado para outro alimento que não esteja contaminado. Isso pode acontecer, principalmente, pelo uso de equipamentos e utensílios compartilhados entre diferentes produtos, sem a devida higienização. Tendo em vista que muitas pessoas possuem intolerâncias à diversos alergênicos, a contaminação cruzada por ocorrer de forma silenciosa, e causar prejuízos à saúde de quem consome um alimento que possua, mesmo que de forma não intencional, algum desses alergênicos.


Se desejar saber mais sobre os alergênicos, nós possuímos diversos conteúdos abordando esse assunto, confira nossas redes sociais!


Então, fique atento aos detalhes, e tenha como prioridade manter uma boa higienização dos manipuladores e dos alimentos, bem como promover a implantação de boas práticas de fabricação e manipulação dos alimentos, já que essas ações são um excelente caminho para evitar que seu alimento seja contaminado!


 

Quer aprofundar seus conhecimentos, ou precisa de ajuda para regularizar o seu negócio, e evitar que isso aconteça? Agende uma reunião gratuita!


 


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page